Espiritualidade manyanetiana, pode ser caracterizada como um processo de plantio em que somos chamados a nos revestir de uma plena essência de semeadores e cultivados desta planta valiosa que se chama “família”.
Para que isso aconteça dentro de nossas famílias e até em nossa sociedade, somos convocados pelo apostolo das famílias, SÃO JOSÉ MANYANET Y VIVES, a sermos testemunhas e apóstolos da mesma “família NAZARÉ, que passa em sua simplicidade de vivenciar os valores ao qual somos chamados a utilizar em nossa sociedade pós-moderna. E como a mesma formalidade e delicadeza padre Manyanet nos ressalta:
La espiritualidad del cristiano tiene su origen en el bautismo, por el cual es adoptado como hijo por el Dios, uno y trino. Dios se revela a los hombres como una comunión familiar de personas, e invita a la intimidad y a la familiaridad, permitiendo dirigirnos a él com el hombre de Padre.[1]
O cristão ao receber o batismo é, selado pelo a mor de Deus, onde a parti dai ele é discípulo e missionário, claro que esta missão só iniciará verdadeiramente com a confirmação, ou seja, após o crisma, este cristão é revestido de graça e bênção infundida pelo espírito santo. E juntamente com este ensinamento cristão, coloquemos em pauta a espiritualidade manyanetiana com uma ferramenta de uso pessoa ou até mesmo familiar, para transformar em uma comunidade sólida e eficaz.
Temos a certeza que SÃO JOSÉ MANYANET Y VIVES, utilizou de vários fundamentos cristãos e até mesmo da Sagrada Escritura para obter sua experiência de viva, com plena virtude em suas ações. Portanto, poderiam ser diversos os aspectos a tratar sobre sua dimensão sacerdotal e espiritual, mas sua posição foi, dentro de suas obras, resgatar os valores fundamentais do matrimonio e da família cristã, cujo considero como prioritário em toda sua vida de sacerdote e de fundador. É plenamente claro em toda sua vivencia, e podemos fazer um paralelo desta vivencia com um trecho bíblico: “No descuides el carisma que hay en ti, que se te comunico por intervención profética mediante la imposición de las manos del colegio de los presbíteros”(1 Tm 4, 14); não temos duvida que Manyanet viveu todos estes ensinamentos em sua peregrinação terrestre e se esforçou para transpassar através de seus escritos e de suas atitudes, como um FILHO DA SAGRADA FAMILIA, JESUS, MARIA E JOSÉ, deve ser para levar um Nazaré e cada lar, ou seja transmitir a todos os povos e raças o quando a contemplação da “SAGRADA FAMILIA DE NAZARÉ” tem a nos dizer. Portanto somos chamados a vivenciar todas as virtudes e ensinamentos presentes na “A Escola de Nazaré e Casa da Sagrada Família”, obra de nosso pai fundador JOSÉ MANYANET Y VIVES. Pois iremos, através da contemplação, apreender tudo o que Jesus, Maria e José, têm a nos passar um ensinamento para uma vivencia melhor em família e para transmitir estes valores presentes no santo “Lar de Nazaré”.
Portanto entender a espiritualidade nazarena só é possível de uma forma, deixar-se emanar em vossos corações, os ensinamentos da Sagrada Família de Nazaré, revestido de simplicidade e humildade. É deixar-se ser ornado pelas “santas virtudes” presente no seio da família de Jesus, Maria e José.
Somos convidados a fazer esta experiência de FÉ, no silencio do nosso coração, para que assim, possamos transformar todas as famílias do mundo, com nosso “TESTEMUNHO DE VIDA”.
Post. Eduardo Ribeiro da Silva,sf
[1] ROCA, Josep, José Manyanet, Una Pedagogía de Ispiración Familiar.pg 156
Nenhum comentário:
Postar um comentário